A Coleta Seletiva Solidária (CSS) nas instituições públicas federais atende ao Decreto Federal nº 5.940/2006, bem como possibilita que os resíduos recicláveis sejam fonte de geração de renda aos catadores participantes de associações e cooperativas, ao invés de irem para o aterro sanitário, o que diminui o impacto causado por esses resíduos.
Na Universidade Federal do Ceará, a CSS foi implantada em 2009 com objetivo de atender a todos os setores administrativos, bem como outros ambientes geradores de resíduos recicláveis.
Para participar da CSS:
- O responsável pelo setor deverá solicitar a participação na CSS pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI) utilizando o processo Gestão Ambiental: Inclusão de setor na Coleta Seletiva Solidária, incluindo um memorando informando:
- Nome do departamento
- Endereço
- Servidor responsável
- Telefone para contato
Então, enviar o processo para a Prefeitura Especial (PREESP);
- A equipe da Gestão Ambiental marcará uma visita junto ao setor solicitante para avaliar o número de coletores a serem alocados nos ambientes do setor;
- Após a avaliação e confecção dos coletores, os mesmos serão colocados nos ambientes internos, dando-se início a segregação dos recicláveis;
- O setor será inserido no calendário de coleta periódica e será atendido em datas previamente marcadas;
Observação 1: Os responsáveis pelos setores participantes devem zelar pelos coletores, visando maior durabilidade. Sempre que julgar necessário, o responsável deverá solicitar a substituição.
Observação 2: Caso o setor tenha resíduos recicláveis excedentes, que por algum motivo não foram coletados, o interessado deve solicitar coleta extra por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) utilizando o processo Gestão Ambiental: Recolhimento de Resíduos Recicláveis. No memorando de solicitação de ser informado os seguintes itens:
- Campus
- Departamento/Setor
- Nome do solicitante
- Telefone para contato
- Tipo de resíduo: papel, papelão, plástico, vidro comum, aço/ferro
- Quantidade aproximada: kg ou unidades.
- Então, enviar o processo para a Prefeitura Especial (PRESP);